top of page

Wagner Belmonte

Professor de jornalismo da FAPCOM

(moderador)

 

Doutorando em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui mestrado em Comunicação, na Faculdade Cásper Líbero (2011), especialização em Planejamento Estratégico em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2006) e graduação em Jornalismo, também pela Universidade Metodista (1995). Atualmente é professor da FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e editor-chefe da TV Câmara.

José Carlos Rodrigues Júnior

Diretor da Gazeta de Santo Amaro

 

Nascido e domiciliado na região de Interlagos, zona sul de São Paulo. Sócio-diretor do Grupo Sul News – Gazeta de Santo Amaro. Formado em Publicidade e também bacharel em Matemática. Atuou na área contábil e atualmente na área publicitária.

Palestrantes

PAINEL 1

Caminhos e perspectivas para os jornais de bairro diante da transição digital

PAINEL 2

A busca pela sobrevivência econômica num cenário altamente competitivo

Marilu Cabañas

Rádio Brasil Atual

 

Formada pela Faculdade de Comunicação da Universidade Católica de Santos, a repórter Marilu Cabañas começou a trabalhar em rádio aos 17 anos, na Baixada Santista.  Em São Paulo trabalhou durante cinco anos na Rádio Bandeirantes AM, dois anos no SBT e 16 anos na Rádio Cultura AM-FM (Fundação Padre Anchieta). Há três anos e meio está na Rádio Brasil Atual FM (Rede Brasil Atual). Ao longo de 30 anos de carreira jornalística, com ênfase nas questões sociais, conquistou prêmios como Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, Líbero Badaró de Jornalismo, Prêmio Caixa de Jornalismo Social, APCA, Terceira Bienal Latinoamericana de Rádio, entre outros. Também recebeu o título de Amigo Jornalista da Criança – Unicef/Andi. Foi indicada quatro vezes ao Troféu Mulher Imprensa, na categoria rádio, promovido pela Revista Imprensa. 

 

José Américo

Jornalista e presidente da Câmara Municipal de São Paulo (moderador)

PAINEL 3

Conteúdo diferenciado pode representar uma alternativa ao jornalismo comunitário? Qual seria esse conteúdo?

Samir Mohamed Trad

Diretor do Jornal SP Norte

 

Formou-se em ciências contábeis. A partir de 1994, iniciou sua carreira na comunicação como radialista e comentarista – posteriormente em 1996 como repórter em jornais e revistas, e em 2001 como jornalista e editor. Em 2002 fundou a Empresa Jornalística de Comunicação SP que hoje é responsável pelo GRUPO SP de Jornais.

O Grupo SP além do periódico jornal SP Norte, publica também os tabloides SP Norte, SP SUL, SP Leste e SP Oeste, que circulam em toda a cidade de São Paulo, além dos portais na internet dos respectivos jornais e portal de imóveis.

Recebeu diversos reconhecimentos e prêmios por matérias publicadas. 

Caio Túlio Costa  

Jornalista e professor da ESPM

 

Jornalista, Doutor em comunicação pela Universidade de São Paulo, é professor de Mídia, Informação e Comunicação na Era Digital em MBA da ESPM-SP.  Consultor em mídia digital,  é sócio da MVL Comunicação. Trabalhou durante 21 anos no Grupo Folha onde foi editor da Ilustrada; secretário de redação; correspondente na Europa, baseado em Paris; primeiro ombudsman da imprensa brasileira; criador da Revista da Folha e fundador e diretor geral do UOL. Foi presidente do Internet Group quando uniu os portais e serviços do IG, iBest e BrTurbo. Em 2010, Em 2010, foi o coordenador da área digital da campanha de Marina Silva (ex-PV) à presidência do Brasil. É autor de quatro livros: Ética, jornalismo e nova mídia – uma moral provisória (Zahar, 2009), O que é Anarquismo (Brasiliense, 1981), Cale-se (A Girafa, 2003) e Ombudsman – O Relógio de Pascal (Geração Editorial, 2006; Siciliano, 1990). Caio Túlio também ministrou aulas no departamento de Jornalismo da PUC de São Paulo, um curso na pós-graduação da ECA-USP e foi professor de Ética Jornalística na Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo (2003 a 2012) onde também deu cursos de pós-graduação.

Mauro Tadeu Silva

Diretor Comercial da Gazeta do Tatuapé

 

Paulistano do Tatuapé, é jornalista e publicitário, formado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero e em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo. Trabalha há 40 anos no Grupo Leste de Comunicações, que edita dois jornais semanais (Gazeta do Tatuapé e Gazeta da Zona Leste) e quatro revistas (Revista do Tatuapé, Revista da Mooca, Revista Festa & Diversão e Revista Férias o Ano Todo). Começou trabalhar aos 11 anos de idade distribuindo a Gazeta do Tatuapé nas ruas do bairro onde mora. Há quase duas décadas ocupa o cargo de Diretor Comercial do Grupo.

Rafael Sampaio

Diretor executivo da ABA

 

Consultor de marketing, comunicação e planejamento estratégico, orienta agências para fusões, associações e contratações, bem como para esforços de conquista de contas; e de anunciantes, em processos de seleção e avaliação de agências. Autor do livro Propaganda de A a Z e Marcas de A a Z. E co-autor, com Marcos Felipe Magalhães, de Planejamento de Marketing – Conhecer, Decidir e Agir. Membro titular do Comitê Executivo da WFA - Federação Mundial de Anunciantes, sendo o decano no board dessa entidade e entre todos os dirigentes das 55 entidades nacionais de anunciantes existentes no mundo. É editor-chefe da Revista da ABA. Fundador e presidente do Prêmio Voto Popular e do Prêmio About Mídia.

Osmar Basilio

Diretor-presidente da Faculdade Carlos Drummond de Andrade

Ubirajara de Oliveira

Presidente do Jornal da Gente

 

Graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Energia Nuclear pelo Instituto de Energia Atômica (IEA) da Universidade de São Paulo, atual IPEN (Instituto de Pesquisas Nucleares) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Foi professor universitário na área de comunicação da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP) e Faculdades Brás Cubas (Mogi das Cruzes), diretor do Grupo Educacional Flamingo, Diretor da Rede A de Jornais de Bairro, sócio- proprietário da Campanha, empresa especializada em marketing político e de serviços públicos. Atualmente é Diretor-proprietário da Página Editora, responsável pelas publicações mensais Guia da Vila Madalena, Guia Daqui Lapa/Leopoldina, Guia Daqui Perdizes/Pompéia, Guia Daqui Sumaré, revista VILAMAIS e Jornal da Gente (Lapa, Vila Romana, Pompéia e Vila Leopoldina).

 

Marcos dos Santos

Diretor Comercial da Gazeta de Pinheiros

 

É publicitário, iniciou carreira em 1985. Trabalhou nos jornais Shopping News, City News e Jornal da Semana. Em 1996 fundou a Ilumini Publicidade, especializada em jornais de bairro. Desenvolveou estratégia comercial para a Gazeta de Santo Amaro e Gazeta de Pinheiros. Foi gerente comercial do Grupo 1 de Jornais entre 2001 e 2003. Implementou o departamento comercial do Esporte Clube Banespa em 2004. Passou pelos Correios, onde lançou o serviço de entrega direta para o segmento de jornais e revistas. Desde 2011 é diretor comercial do Grupo 1 de Jornais.

João Elias Nery
Professor e coordenador do curso de Relações Públicas da FAPCOM (moderador)
 
Possui graduação em Comunicação Social – habilitação Produção Editorial pela Universidade Anhembi-Morumbi, mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua na docência e administração acadêmica na área de Comunicação Social – Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo. Atualmente é professor titular da Faculdade Integral Cantareira e realiza estágio pós doutoral na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Empresarial e cultura organizacionall, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia brasileira, ética, Relações Públicas, Novas tecnologias em comunicação, redes de comunicação e comunicação institucional e corporativa.

 

Ricardo Kotscho

Jornalista e comentarista do Jornal da Record News

 

Ricardo Kotscho atuou nos principais veículos de comunicação do Brasil, nos quais desempenhou as mais importantes funções. Foi editor, chefe de reportagem e até correspondente na Europa.

Mas a principal delas – a de repórter – foi a que marcou a sua trajetória profissional. Ele é do tipo que não "esquenta cadeira" nas redações. Seu espaço preferido é a rua, de onde recolhe a matéria-prima para as suas reportagens. Ou a estrada, onde suja os sapatos com muito gosto, à caça  de boas histórias. Ricardo Kostcho fez as primeiras lições de reportagem num jornal de bairro, a Gazeta de Santo Amaro, em São Paulo, aos 16 anos. Não demorou muito, e estava na redação de um dos maiores jornais do país, O Estado de S. Paulo. Depois trabalhou em outras publicações, entre as quais a Folha de S. Paulo e o Jornal do Brasil, do qual foi correspondente na Europa. É um dos repórteres mais premiados do Brasil: entre outros, quatro prêmios Esso, dois Vladimir Herzog e um Comunique-se. Tem vinte livros publicados, todos tendo o jornalismo como tema principal. Em 2003 foi convidado para o importante cargo de Secretário de Imprensa da Presidência da República. Mas também lá não "esquentou cadeira por muito tempo; no ano seguinte voltou a pôr o pé na rua. Atualmente é repórter especial da revista Brasileiros e colunista da Record News.

Fórum Jornais de Bairro

bottom of page